terça-feira, julho 01, 2014

E sai uma dourada e legumes grelhados....


Apesar de andar meio afastada e sem tempo para espreitar as deliciosas receitas que vão aparecendo pelo grupo, resolvi aceitar a proposta para a 14ª edição do Dia Um... Na Cozinha! e fui ali à peixaria da Ana comprar um peixe para o almoço. Hoje a escolha estava reduzida a quatro ou cinco espécies mas as douradas, bem redondas e gordinhas, chamaram logo por mim. Trouxe apenas uma, que hoje estou sózinha e resolvi grelhá-la e acompanhá-la com os legumes que ainda restam do cabaz, também grelhados.

A receita é do mais simples que há. Salgar a dourada e deixá-la a tomar gosto enquanto se lavam e cortam em fatias grossas, uma courgete, uma beringela e uma cebola roxa. Ligar o grelhador e, depois de bem quente, grelhar tudo.

Para finalizar fiz um molho para o qual piquei: um molho de coentros, meio pimento verde, 10 folhas de hortelã, 10 alcaparras e um pepino de conserva e acrescentei azeite previamente temperado com piri-piri e rosmaninho, um bocadinho de sal grosso e sumo de um limão. Espalhei-o sobre uma tábua de cozinha onde fui colocando os legumes à medida que saíam do grelhador. Depois de repousar un minutos para tomar o gosto do molho, bastou colocar no prato e levar para a mesa.

Estava uma delícia!

Dourada e legumes grelhados....

7 comentários:

Clarinha disse...

Olá,

Gostei muito da tua sugestão. A minha foi menos saudável do que queria.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/07/dia-01-na-cozinha-desfeita-de-filetes.html

Anónimo disse...

Adorei a sugestão e esses legumes e esse molho devem ter feito um acompanhamento divinal.

Beijinhos, Paula

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Gabriela!
Adoro a tua sugestão, é um prato bastante apreciado cá em casa. Adoro legumes no forno a acompanhar um delicioso peixinho assado. ;)
Beijinho.

Marisa Valadas disse...

Adoro um peixinho grelhado

Na Cozinha da Leonor disse...

Olá :)....
5 ***** ;D....
Beijocas

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Tertúlia da Susy disse...

Adoro e adorei a apresentação!

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Uma delícia esta sugestão e bem saudável!
Beijinhos