segunda-feira, setembro 21, 2009

Terminaram hoje as festas da Moita....

Untitled (by Loca....)

Clandestino

Untitled (by Loca....)



Hoje não fui mas ontem dei lá um pulinho depois das aulas em Lisboa. Fui com amigos de que gosto muito e divertimo-nos um bom bocado. Ouvimos um pouquinho do concerto dos Deolinda, de que gosto muito, ao contrário dos meus amigos e depois fomos ver a largada. Os dois do grupo que não são da Moita, onde eu me incluo, faziam perguntas, descabidas para os outros, e estavamos um bocado receosos com o que se ia passar. Ao pé dos touros é que eu não queria estar. Ainda por cima acho tudo o que se relaciona com tourada uma verdadeira barbaridade. E embora não tenhamos conseguido ver nada de jeito, confesso que ainda nos conseguimos divertir. Nós os dois porque tentamos em vão fotografar um boi que nunca passou ao pé de nós, os outros com as bocas e perguntas que fazíamos. No fim viemos desconsolados por não ver o touro mas felizes porque se está muito bem na Moita. É uma terra simpática e que sabe receber muito bem os visitantes.


Untitled (by Loca....)

sexta-feira, setembro 18, 2009

Estufa....

Amo-te na estufa, Leila! (by Loca....)


Não preciso só de brincar ao meu novo vício, fingir que tenho uma horta e plantar couves feita louca até poder comprar uma estufa. Na minha escola há uma estufa à séria, enorrrrrme, e que precisa que alguém lhe pegue e a recupere. Esta tem apenas seis vezes o tamanho da estufa que tinha o ano passado e que servia para dois projectos: a minha horta e o Jardim Mediterrânico. Eu era a penetra, tinha um cantinho onde ia pondo as caixas de germinação e meia prateleira onde guardava os instrumentos, vasos e sementes. Agora expando-me a meu bel prazer, e posso plantar o que quiser aonde quiser nos espaços exteriores que estão por recuperar, só à volta da estufa existem seis canteiros horizontais mesmo à espera que eu lhes toque. Tenho mais três colegas interessados em participar no projecto e montes de alunos que acham o projecto bué da fixe. Concordo com eles em absoluto, vou-me divertir este ano.

Iniciativa Novas Oportunidades....

F. - Oh, mãe, a ti calham-te sempre os adultos.
L. - Pois é, F., já é o 4º ano de seguida que tenho alunos à noite.
A. - Mas não está certo, tu tens filhos pequenos e devias estar connosco em casa, à noite.
L. - Eu também concordo, A., mas eu não posso escolher o que vou dar, tenho que dar aquilo que me calha no horário e este ano calharam-me novamente alunos à noite.
F. - Mas são alunos adultos não é?
A. - Porque é que eles só vão estudar depois de grandes?
L. - Alguns porque começaram a trabalhar de dia, como os que tenho na turma do 12º ano e, outros, porque quando eram mais novos não acabaram o ensino secundário e vêm agora acabar nos cursos EFA.
A. - O que são os cursos EFA?
L. - São os cursos de Educação e Formação de Adultos, das Novas Oportunidades, vocês já ouviram falar disto noutras vezes. Já vos expliquei o ano passado o que eram.
A. - Pois mas eles são adultos....
F. - .... e com certeza não deixaram de estudar porque os pais não os deixaram.
A. - Eram mas é malandros....
F. - .... e não queriam fazer nada do que os professores mandavam e chumbaram....
A. - .... pois, então, azar!
F. - Azar mesmo, não devia haver novas oportunidades....
A. - .... e tu ficavas connosco à noite, vês?


E agora? Digo-lhes o quê?....

Luto contra o abandono

Amanhã, 18 de Setembro, é o culminar desta iniciativa que tem mobilizado tanta gente online e um pouco por toda a parte. Por isso, é tempo de pensar no que vais fazer de diferente amanhã para assinalar o Luto. Segue as nossas sugestões em www.petnet.iol.pt/lutocontraoabandono ou faz uso da tua imaginação, tudo é válido. Usa também a tua máquina fotográfica e o email lutocontraoabandono@petnet.pt para nos mostrares o que está a acontecer por Portugal inteiro.

Vamos aumentar o volume e fazer com que o Luto Contra o Abandono ganhe outra voz neste dia. Só assim podemos esperar que a questão do abandono e também o futuro de muitos cães abandonados possa ter perspectivas de um melhor futuro.

Contamos contigo, até porque já sabes que não é preciso muito para participar neste Luto contra o Abandono. Basta ter coração.

Obrigado.

quarta-feira, setembro 09, 2009

Reuniões....

Hoje começaram as reuniões de planificações. Aqui chamam-lhes pomposamente Reuniões Sectoriais. Como tenho quatro níveis diferentes, comecei às 10,00h da manhã e foi um ver se te avias até ao final da tarde.

A primeira reunião foi de 12º ano de Biologia. Somos três professores, todos antigos professores da Bela Vista, e por isso, a coisa vai correr bem, de certeza. Todos estamos habituados a trabalhar e partilhar as coisas uns com os outros e a brincar ou não, para tornar o trabalho mais agradável. Fizemos a planificação anual, cujos tempos terei que adaptar porque o meu 12º é nocturno de Formação Modular, com as Unidades repartidas por período e não pelo tempo lectivo real. Fizemos ainda a planificação a médio prazo para a primeira unidade de ensino que deve durar o 1º período todo. Trouxemos trabalho para casa, porque apenas conseguimos alinhavar o Teste Diagnóstico que vamos utilizar os três, apenas nos faltou terminar duas questões.

Impressões: Bom grupo de trabalho, excelente ambiente entre colegas.
Tempos de Reuniões: 10,00h - 12,30h
Parcial: 2,30h

A segunda reunião era de Ciências Naturais, sétimo ano. Aqui já somos quatro professores: a G. e a outra G, que já estão na escola há alguns anos, eu, que também sou G. e a M. a quem, a partir daqui, chamarei carinhosamente de Guidinha. Assim passaremos a ser as quatro G's, também conhecidas pelo G4 do 7º. Eu e a G. estávamos despachadas das reuniões anteriores, mas a G. e a Guidinha ainda estavam na reunião de 8º ano que teimava em não terminar. A Guidinha queria perceber, passo por passo aquilo que se estava a fazer.

(Um pequeno áparte)
A Guidinha voltou à escola, depois de muitos anos ausente no ensino secundário e, por isso, está completamente desfasada do que é a realidade das nossas escolas actuais. Fala uma linguagem que nós já não reconhecemos, pondo questões, para ela pertinentes mas, para nós, absolutamente cretinas. O grupo, educadamente, afinal isto é uma escola in, de quem sabe ser e estar, tenta explicar-lhe que as coisas já não são assim, que os alunos são diferentes dos alunos que existiam há 20 anos, que os programas e os tempos lectivos são diferentes mas, não consegue. Ela, fingindo ouvir mas ignorando aquilo que lhe dizem, insiste, retorna ao mesmo assunto e formula as mesmas questões, fazendo-nos perder tempo precioso para aquilo que realmente interessa, produzir trabalho!
(Fim do pequeno áparte)

Eu e a G., fartas de esperar, resolvemos começar a reunião, ir adiantando trabalho para depois, quando se juntasse o G4, rapidamente terminar para finalmente podermos ir buscar os nossos filhos e ir para casa estar em família.

Fizemos a Planificação Anual, a Planificação a Médio Prazo de 1º e 2º períodos, a Gestão Curricular (nome pomposo que aqui dão à planificação geral que se entrega aos encarregados de educação) e ainda conseguimos terminar o Teste Diagnóstico e fazer a acta da reunião. O resto do G4 não saía da reunião anterior, o tempo passava e nós começavamos a desesperar. Resolvemos ir lá e ver como paravam os bailes por aquele lado. A reunião aparentemente ainda ia demorar, o trabalho surgia a passo de caracol, parecendo mais uma aula de filosofia onde se discutia o sexo dos anjos. A G. e a A., que estava ao computador, estavam a ficar impacientes. A G. ainda respondia às perguntas, mas a A., quando nós perguntamos se ainda estavam demoradas, ficou toda tensa, começou a teclar feita louca para se conseguir controlar e não responder de forma malcriada. O C. sentado mais atrás, repousava a testa nas mãos, escondendo a cara, mantendo-se quase invisível. A G. disse-lhes então que já só nos faltava imprimir o trabalho, que estava tudo feito e se não podiam ir só 5 minutos ver o que tínhamos feito. A A. disse logo: eu não espero, eu vou-me já embora! O C. enterrou-se mais nas mãos, a G. e a outra G. tentaram dar a volta ao assunto e, eu, que sou a última do grupo, não me preocupo nada com as aparências, não sou, nem quero ser politicamente correcta, ri-me descaradamente, gozando o pratinho. As G's não conseguiram deixar de esboçar um sorriso e virar-se para mim dizendo: e tu pões-te praí a rir.

Lá vieram. Lá conseguimos juntar o G4 e mostrar o que tínhamos feito. Despachá-mo-las a grande velocidade, a G. estava confiante naquilo que tínhamos feito e concordou com as propostas que fizemos. A Guidinha trocava endereço de mail com a G, a que trabalhou comigo, e eu rapidamente, fechei o computador, disse que já estava visto e que, à noite, lhe enviaríamos o trabalho para o mail. Ela aproveitou para trocar mail comigo, pediu-me também o número de telemóvel mas eu fingi que não percebi, arrumámos rapidamente as coisas e fugimos literalmente para não recomeçar um diálogo interminável de surdos.

Impressões: Bom grupo de trabalho com as G's, excelente ambiente entre colegas. A Guidinha não existe!
Tempos de Reuniões: 15,30h - 16,30h
Parcial: 1,00h

E as outras duas reuniões são de mim comigo mesma. Eu sou a única que tem EFA's e Área de Projecto do 12º ano, por isso, reuno comigo mesma, faço as Planificações, a longo e médio prazo, a Gestão Curricular, o teste diagnóstico e a acta das reuniões. Depois envio a mim mesma o trabalho feito e todos os interessados passam a ter o trabalho feito por todos. Entrego a convocatória da reunião, a folha de presenças assinada e a acta à sub-coordenadora do grupo e, pronto, cumpram-se as designações da Milú - Há que pôr os professores a trabalhar!
Resolvi que o melhor era borrifar-me nas orientações do Ministério, e peguei nas folhas de convocatórias, trouxe-as comigo para casa e, aqui, descansadamente, depois de escrever estas larachas, farei o trabalho que tem que ser feito.

Impressões: Excelente grupo de trabalho, excelente ambiente entre colegas, trabalho sempre muito bem comigo mesma.
Tempos Previsto de Reuniões: 22,30h - 24,30h (1,00h para cada reunião)- Depois de realizadas, corrigirei os tempos, se necessário.
Parcial: 2,00h
Somatório: 7,50h

E hoje conseguiu tudo ser surreal.
Fomos almoçar ao Rodízio de Peixe que fica ali ao pé do antigo quartel dos bombeiros e, em lugar de peixe, serviram-me, veja-se.... cefalópodes! Ele há cada coisa....

Fui ao Rodízio de peixe e deram-me cefalópodes.... (by Loca....)


terça-feira, setembro 08, 2009

Nada do outro mundo....

My moleskine goes with me when the work is boring.... (by Loca....)


Hoje foi a primeira reunião de grupo na minha escola nova. Correu muito bem, considerando a fama que a escola tem de serem uns emproados que não falam com ninguém e que ignoram os novos. Não tive nada disso, antes pelo contrário, pela primeira vez em muitos anos, participei com ideias para a organização geral do ano lectivo, disse gracinhas quando vinham a propósito, ri-me e fiz rir os outros e gostei do ambiente.

A escola é muito bonita, um daqueles edifícios antigos, com corredores amplos e janelas enormes que deixam entrar luz abundantemente e, com placas incríveis, lindíssimas, com números ainda de metal em todas as portas. A minha colecção de números vai lucrar muito.... O espaço que pertence ao grupo está a ser renovado e hoje estivemos na sala dos corais, onde uma das paredes foi pintada de azul para simular o fundo marinho. Agradável, foi muito agradável.

O que já não foi tão agradável foi a distribuição de serviço. Aqui sou a última do grupo, por enquanto e, portanto, papo e não bufo. Calharam-me para este ano apenas duas turmas de 7º ano - Ciências Naturais, uma turma de 12º ano - Área de Projecto (nunca dei), uma turma de 12º ano nocturno - Biologia (este programa novo também nunca dei) e mais EFA - Sociedade, Tecnologia e Ciência que, nesta escola ainda ninguém me sabe dizer como funciona. Quatro níveis, cinco turmas, diurno e nocturno e, aparentemente, também vou fazer parte do Projecto do Ambiente. Nada do outro mundo, considerando que ainda tenho que fazer o projecto final da minha pós-graduação, que até queria fazer na escola. O que eu achei que ia ganhar por estar colocada perto de casa afinal deve ser só em sonhos, vai na volta e estou cá de manhã à noite. Só espero que quando me derem o horário venham só tardes e noites e, de preferência sem furos entre turnos.

Tempos de Reuniões - 14,30h - 16, 50h
Somatório - 2, 20h

Fairies and queens e outros afins....

Untitled (by Loca....)


Ainda me faltam quase 100 desenhos. Desta vez entram ursos, baleias, raposas, elefantes, cavalos, abelhas, joaninhas, e outros afins.... Uns apontam, outros pintam, uns saltam, outros limpam-se, uns cantam, outros dançam e por aí adiante.... Já me doem os dedos, já me cansam as cores, já só quero ver o fim.... E o prazo.... sexta-feira, está mesmo aí ao virar da esquina....

sexta-feira, setembro 04, 2009

quinta-feira, setembro 03, 2009

Yeeeeeeeeeeeeeeeeeeeees....

A minha escola nova tem uma estufa, por enquanto, desactivada.
A minha escola nova tem quatro ou cinco professores interessados num Projecto de Ambiente, onde se englobam: Horta Biológica, Jardins, Eco-Escola e outros afins.
A minha escola nova tem canteiros na horizontal e não inclinados.
A minha escola nova precisa de gente para os espaços exteriores.
A minha escola nova tem alunos interessados em colaborar nestes projectos.
Yeeeeeeeeeeeeeeeeeeeees!....


Colors of water (by Loca....)