sexta-feira, setembro 18, 2009

Iniciativa Novas Oportunidades....

F. - Oh, mãe, a ti calham-te sempre os adultos.
L. - Pois é, F., já é o 4º ano de seguida que tenho alunos à noite.
A. - Mas não está certo, tu tens filhos pequenos e devias estar connosco em casa, à noite.
L. - Eu também concordo, A., mas eu não posso escolher o que vou dar, tenho que dar aquilo que me calha no horário e este ano calharam-me novamente alunos à noite.
F. - Mas são alunos adultos não é?
A. - Porque é que eles só vão estudar depois de grandes?
L. - Alguns porque começaram a trabalhar de dia, como os que tenho na turma do 12º ano e, outros, porque quando eram mais novos não acabaram o ensino secundário e vêm agora acabar nos cursos EFA.
A. - O que são os cursos EFA?
L. - São os cursos de Educação e Formação de Adultos, das Novas Oportunidades, vocês já ouviram falar disto noutras vezes. Já vos expliquei o ano passado o que eram.
A. - Pois mas eles são adultos....
F. - .... e com certeza não deixaram de estudar porque os pais não os deixaram.
A. - Eram mas é malandros....
F. - .... e não queriam fazer nada do que os professores mandavam e chumbaram....
A. - .... pois, então, azar!
F. - Azar mesmo, não devia haver novas oportunidades....
A. - .... e tu ficavas connosco à noite, vês?


E agora? Digo-lhes o quê?....

Sem comentários: