domingo, junho 03, 2012

A geologia no seu laboratório natural: a Arrábida como exemplo....

#1 - Praia da Figueirinha....

Já antes aqui disse que uma acção de formação feita com o Professor José Carlos Kullberg, da FCT é uma mais valia para qualquer professor de Biologia-Geologia, sobretudo para os biólogos, uma vez que ele tem a capacidade de transformar o complexo no simples e, mostra como tudo se conjuga num modelo final, de fácil percepção por todos.

A acção que agora estou a fazer, teve um primeiro dia em sala, onde se fez o enquadramento teórico geral e se analisaram as diferentes estruturas passíveis de serem vistas, bem como os campos de forças em que se manifestam. Trouxemos um guião com a geologia geral da Arrábida e bibliografia disponível.

Ontem fomos para a praia da Figueirinha, onde observámos dobras sinsedimentares em calcários do Jméd Os estratos têm espessura variável e, apesar da vegetação que tapa os belos afloramentos existentes, conseguiu-se datar a falha de orientação geral N-S, com inclinação aproximada de 40E. Esta falha representa um excelente exemplo da fase distensiva contemporânea da abertura do Atlântico pois não foi reactivada na fase compressiva posterior, do choque da placa Africana com a Eurásia e que originou a cadeia da Arrábida.


.... 
Figura 1 - Dobra sinsedimentar em calcários de idade Jméd.

Untitled
Figura 2 - Visão geral da falha normal que mostra a W dolomitos com intercalações margosas do Jinf. e, a E, calcários compactos.

....
Figura 3 - Camadas do Jméd. a W. Os dois primeiros estratos apresentam dobras de arraste e rejeito, enquanto que o estrato superior se apresenta continuo de W para E., o que permite datar a falha como Jméd..

Andando para W, observa-se por cima do túnel, um cavalgamento em duplex, que sobrepõe os dolomitos do Jinf. a calcarenitos de idade M.. Este tipo de estrutura em duplex, permite que exista rotação dos blocos situados entre as falhas, visíveis nalguns afloramentos (neste não é observável).


Untitled
Figura 4 - Cavalgamento em duplex que sobrepõe Jinf. aos níveis calcareníticos de idade Miocénica.
 
....
Figura 5 - Pormenor das falhas em duplex.

Sem comentários: