quinta-feira, setembro 09, 2010

Reuniões....

Segunda-feira, 6.9.2010
Reunião sectorial de 9º ano - Nº de profs - 4
Objectivos- Planificações anuais e de 1º período, gestão curricular, definição das actividades obrigatórias e produção de materiais para os alunos.


Pensando eu que pouparia tempo se ficasse em casa de manhã a adiantar trabalho para chegarmos à reunião e pouco mais fazer do que aprovar, alterar ao gosto de todos e andar, rapidamente me desenganei. A A. também trazia trabalho pré-feito, o meu foi pró beléleu; a proposta do trabalho de grupo foi considerada muito exigente em termos de correcção e tempo dispendido pelos profs, pelo que, também foi pró beléleu, a fazer será em Estudo Acompanhado; a elaboração do teste diagnóstico foi adiada e ficamos de fazer as trocas por mail e, finalmente, foram produzidos e aprovados os documentos referentes a Gestão Curricular, Planificação Anual, Planificação de médio Prazo e feita a respectiva acta.
Tempos: 15,00h - 17,05h --> 2,05h

Basei a correr, fui a casa buscar as máquinas fotográficas, enfiei-me no carro e corri para Lisboa para ir ter com a Blue Dolphin e a __Adriana__, e fazermos um mini-encontro de amigas do flickr. Fomos lanchar à baixa, eu comi melancia e bebi uma meia de leite e elas ficaram a rir-se das minhas misturas. Depois a BD. teve que se ir embora, levámo-la ao combóio e fomos apanhar o metro para a zona da Expo, que a A. não conhecia. Divertimo-nos e conversamos até às 23,00h. Foi um belo final de dia e adorei conhecer pessoalmente a A.. Excelente conversadora e companheira, óptima fotógrafa e amiga. Um must! Há que repetir a experiência quando possível.

Amigas....









By night....



Terça-feira, 7.9.2010
Reunião sectorial de 7º ano - Nº de profs - 3
Objectivos- Planificações anuais e de 1º período, gestão curricular, definição das actividades obrigatórias e produção de materiais para os alunos.


Adivinhava-se uma reunião difícil, uma vez que o terceiro elemento era nem mais nem menos do que a nossa querida Guidinha! Eu e a A. vínhamos preparadas para tudo, ou quase tudo, pensávamos nós.... As duas tínhamos feito o trabalho de casa e trazíamos tudo adiantado mas, como seria de prever, as questões colocadas e a participação do terceiro elemento deixaram muito a desejar. Lá se fez, planificámos tudo, escolhemos as actividades obrigatórias e, felizmente, consegui que em vez da moldagem de fósseis em plasticina, que é uma borracheira e não ensina nada aos alunos, ficasse definida como actividade obrigatória a resolução de exercícios de estratigrafia, com aplicação quer dos princípios estratigráficos a saber pelos alunos, quer das diferentes definições de fósseis que eles têm que conhecer - fóssil de idade, de fácies e vivo. Ficou por terminar o teste diagnóstico. Eu enviei por mail o esboço que tinha e, ficámos as três de o alterar e enviar para as restantes as nossas propostas.
Tempos: 10,00h - 12,25h --> 2,25h

Terça-feira, 7.9.2010
Reunião sectorial de 8º ano - Nº de profs - 4 - o famoso G4
Objectivos- Planificações anuais e de 1º período, gestão curricular, definição das actividades obrigatórias e produção de materiais para os alunos.


Como previsto, começou trinta minutos mais tarde, afinal na reunião anterior estava presente a Guidinha. Duas de nós já tinham leccionado no ano anterior este nível, a G. e eu. Tirando o primeiro período, de mais difícil planificação por incluir os conteúdos não leccionados no ano transacto, a reunião foi de fácil consenso, uma vez que as actividades propostas como obrigatórias foram por todas aprovadas. A Guidinha comeu e calou, embora tenha feito várias tentativas para exemplificar o que se passou na aula X do ano passado, com o aluno Y ou Z, num nível diferente daquele que estava a ser planificado. Cumprimos todos os objectivos da reunião e, inclusivamente, enquanto a G. nos enviava os documentos produzidos por mail, eu e a G. fazíamos a correcção do teste diagnóstico e a Guidinha copiava as respostas, fazendo ao mesmo tempo mil e uma perguntas desnecessárias.
Tempos: 12,30h - 14,00h --> 2,30h

Quinta-feira, 9.9.2010
Reunião de grupo disciplinar - Nº de profs - 10
Objectivos- Informações; PEE e contribuição do grupo para o Plano de Acção de Departamento; outros assuntos.


Um aparte
Lembram-se do teste diagnóstico que ficou por fazer do 7º ano? A A. trabalhou-o e mandou a sua proposta, eu aprovei-a e fiquei de os fotocopiar e a Guidinha teve a lata de nos mandar um mail, com uma série de ordens de correcções de formatação ao texto e instruções para o fazer. Respondi-lhe por mail que seria de bom tom ter feito as correcções sugeridas para colaborar no trabalho do grupo em vez de achar que nós estamos ao seu serviço e disponíveis quando e como ela quiser.Ao mesmo tempo, achou por bem telefonar-me e deixar uma mensagem de voz, não fosse eu esquecer-me de verificar o mail.
Terminou o aparte.


Blá blá, blá blá, blá blá, blá blá.... eu sou muito crítica quanto a estes tempos e documentos que têm que ser produzidos e, estes não deverão estar a ser analisados num espaço público, pelo que me coíbo de fazer qualquer comentário. Entrei cheia de dúvidas e saí com mais ainda mas, parte do que pretendíamos fazer foi feito. Coisas houve que não conseguimos resolver e outras que à partida foram adiadas para uma próxima reunião. Aconteceu o costume - a meio chegou a hora da reunião de DT's e, metade do grupo saiu, ficando os restantes a decidir o que ainda faltava. Não consigo concordar com isto. Todas as decisões de grupo devem ser tomadas por todos os elementos do grupo e, sempre que os tempos das reuniões estiverem mal planeados, deverão ser refeitos pela Direcção, não podemos continuar a ser permissivos neste ponto. Ao contrário do que tinha dito no ano anterior, não saí nem disse que não concordava, antes pelo contrário, deixei e participei de forma activa nas decisões que faltavam tomar. Sou tão cão que ladra não morde que até me irrito a mim própria.
Tempos: 14,00h - 17,15h --> 3,15h

Voltando ao aparte
A A. estava escandalizada com o mail da Guidinha. Veio ter comigo e perguntar-me o que eu tinha achado. Disse-lhe que lhe tinha respondido por mail, sugerindo que ela própria trabalhasse em vez de mandar trabalhar os colegas. A Guidinha começou a falar do assunto e nós as duas aproveitamos para lhe dizer que foi incorrecta, que não tem o direito de achar que está acima do comum dos mortais, etc.... Ela para variar manteve-se na sua e fingiu que não percebeu aquilo que estava a ser dito. Demos berros, mais eu do que a A., chamámo-la à razão e concluímos que não vale a pena. Ela deve ter mesmo um problema de audição porque tudo aquilo que se lhe diz, desliza por ela sem nunca sequer ter a hipótese de entrar por um ouvido para a seguir sair pelo outro. Haja paciência!


Somatório das horas da treta: 12, 45h
#1 - 2,30h
#2 - 2,05h
#3 - 2,25h
#4 - 2,30h
#5 - 3,15h

As horas serviram para alguma coisa?: No que respeita às planificações, sim. Parece-me é tempo demasiado para um horário que contempla apenas duas horas por semana para horas da treta.

2 comentários:

R de Regina disse...

Fotaças amiga
Descobri que também falamos pró beléleu... que giro.
Bem o final de dia assim é muito bom.
Amigos e nada mais
Beijos

Loca disse...

Amigos é tudo de bom.
:))

@Acho que a expressão é vossa e nós adoptámo-la
Bêjos