Hoje começaram as reuniões de planificações. Aqui chamam-lhes pomposamente Reuniões Sectoriais. Como tenho quatro níveis diferentes, comecei às 10,00h da manhã e foi um ver se te avias até ao final da tarde.
A primeira reunião foi de 12º ano de Biologia. Somos três professores, todos antigos professores da Bela Vista, e por isso, a coisa vai correr bem, de certeza. Todos estamos habituados a trabalhar e partilhar as coisas uns com os outros e a brincar ou não, para tornar o trabalho mais agradável. Fizemos a planificação anual, cujos tempos terei que adaptar porque o meu 12º é nocturno de Formação Modular, com as Unidades repartidas por período e não pelo tempo lectivo real. Fizemos ainda a planificação a médio prazo para a primeira unidade de ensino que deve durar o 1º período todo. Trouxemos trabalho para casa, porque apenas conseguimos alinhavar o Teste Diagnóstico que vamos utilizar os três, apenas nos faltou terminar duas questões.
Impressões: Bom grupo de trabalho, excelente ambiente entre colegas.
Tempos de Reuniões: 10,00h - 12,30h
Parcial: 2,30h
A segunda reunião era de Ciências Naturais, sétimo ano. Aqui já somos quatro professores: a G. e a outra G, que já estão na escola há alguns anos, eu, que também sou G. e a M. a quem, a partir daqui, chamarei carinhosamente de Guidinha. Assim passaremos a ser as quatro G's, também conhecidas pelo G4 do 7º. Eu e a G. estávamos despachadas das reuniões anteriores, mas a G. e a Guidinha ainda estavam na reunião de 8º ano que teimava em não terminar. A Guidinha queria perceber, passo por passo aquilo que se estava a fazer.
(Um pequeno áparte)
A Guidinha voltou à escola, depois de muitos anos ausente no ensino secundário e, por isso, está completamente desfasada do que é a realidade das nossas escolas actuais. Fala uma linguagem que nós já não reconhecemos, pondo questões, para ela pertinentes mas, para nós, absolutamente cretinas. O grupo, educadamente, afinal isto é uma escola in, de quem sabe ser e estar, tenta explicar-lhe que as coisas já não são assim, que os alunos são diferentes dos alunos que existiam há 20 anos, que os programas e os tempos lectivos são diferentes mas, não consegue. Ela, fingindo ouvir mas ignorando aquilo que lhe dizem, insiste, retorna ao mesmo assunto e formula as mesmas questões, fazendo-nos perder tempo precioso para aquilo que realmente interessa, produzir trabalho!
(Fim do pequeno áparte)
Eu e a G., fartas de esperar, resolvemos começar a reunião, ir adiantando trabalho para depois, quando se juntasse o G4, rapidamente terminar para finalmente podermos ir buscar os nossos filhos e ir para casa estar em família.
Fizemos a Planificação Anual, a Planificação a Médio Prazo de 1º e 2º períodos, a Gestão Curricular (nome pomposo que aqui dão à planificação geral que se entrega aos encarregados de educação) e ainda conseguimos terminar o Teste Diagnóstico e fazer a acta da reunião. O resto do G4 não saía da reunião anterior, o tempo passava e nós começavamos a desesperar. Resolvemos ir lá e ver como paravam os bailes por aquele lado. A reunião aparentemente ainda ia demorar, o trabalho surgia a passo de caracol, parecendo mais uma aula de filosofia onde se discutia o sexo dos anjos. A G. e a A., que estava ao computador, estavam a ficar impacientes. A G. ainda respondia às perguntas, mas a A., quando nós perguntamos se ainda estavam demoradas, ficou toda tensa, começou a teclar feita louca para se conseguir controlar e não responder de forma malcriada. O C. sentado mais atrás, repousava a testa nas mãos, escondendo a cara, mantendo-se quase invisível. A G. disse-lhes então que já só nos faltava imprimir o trabalho, que estava tudo feito e se não podiam ir só 5 minutos ver o que tínhamos feito. A A. disse logo: eu não espero, eu vou-me já embora! O C. enterrou-se mais nas mãos, a G. e a outra G. tentaram dar a volta ao assunto e, eu, que sou a última do grupo, não me preocupo nada com as aparências, não sou, nem quero ser politicamente correcta, ri-me descaradamente, gozando o pratinho. As G's não conseguiram deixar de esboçar um sorriso e virar-se para mim dizendo: e tu pões-te praí a rir.
Lá vieram. Lá conseguimos juntar o G4 e mostrar o que tínhamos feito. Despachá-mo-las a grande velocidade, a G. estava confiante naquilo que tínhamos feito e concordou com as propostas que fizemos. A Guidinha trocava endereço de mail com a G, a que trabalhou comigo, e eu rapidamente, fechei o computador, disse que já estava visto e que, à noite, lhe enviaríamos o trabalho para o mail. Ela aproveitou para trocar mail comigo, pediu-me também o número de telemóvel mas eu fingi que não percebi, arrumámos rapidamente as coisas e fugimos literalmente para não recomeçar um diálogo interminável de surdos.
Impressões: Bom grupo de trabalho com as G's, excelente ambiente entre colegas. A Guidinha não existe!
Tempos de Reuniões: 15,30h - 16,30h
Parcial: 1,00h
E as outras duas reuniões são de mim comigo mesma. Eu sou a única que tem EFA's e Área de Projecto do 12º ano, por isso, reuno comigo mesma, faço as Planificações, a longo e médio prazo, a Gestão Curricular, o teste diagnóstico e a acta das reuniões. Depois envio a mim mesma o trabalho feito e todos os interessados passam a ter o trabalho feito por todos. Entrego a convocatória da reunião, a folha de presenças assinada e a acta à sub-coordenadora do grupo e, pronto, cumpram-se as designações da Milú - Há que pôr os professores a trabalhar!
Resolvi que o melhor era borrifar-me nas orientações do Ministério, e peguei nas folhas de convocatórias, trouxe-as comigo para casa e, aqui, descansadamente, depois de escrever estas larachas, farei o trabalho que tem que ser feito.
Impressões: Excelente grupo de trabalho, excelente ambiente entre colegas, trabalho sempre muito bem comigo mesma.
Tempos Previsto de Reuniões: 22,30h - 24,30h (1,00h para cada reunião)- Depois de realizadas, corrigirei os tempos, se necessário.
Parcial: 2,00h
Somatório: 7,50h
E hoje conseguiu tudo ser surreal.
Fomos almoçar ao Rodízio de Peixe que fica ali ao pé do antigo quartel dos bombeiros e, em lugar de peixe, serviram-me, veja-se.... cefalópodes! Ele há cada coisa....
A primeira reunião foi de 12º ano de Biologia. Somos três professores, todos antigos professores da Bela Vista, e por isso, a coisa vai correr bem, de certeza. Todos estamos habituados a trabalhar e partilhar as coisas uns com os outros e a brincar ou não, para tornar o trabalho mais agradável. Fizemos a planificação anual, cujos tempos terei que adaptar porque o meu 12º é nocturno de Formação Modular, com as Unidades repartidas por período e não pelo tempo lectivo real. Fizemos ainda a planificação a médio prazo para a primeira unidade de ensino que deve durar o 1º período todo. Trouxemos trabalho para casa, porque apenas conseguimos alinhavar o Teste Diagnóstico que vamos utilizar os três, apenas nos faltou terminar duas questões.
Impressões: Bom grupo de trabalho, excelente ambiente entre colegas.
Tempos de Reuniões: 10,00h - 12,30h
Parcial: 2,30h
A segunda reunião era de Ciências Naturais, sétimo ano. Aqui já somos quatro professores: a G. e a outra G, que já estão na escola há alguns anos, eu, que também sou G. e a M. a quem, a partir daqui, chamarei carinhosamente de Guidinha. Assim passaremos a ser as quatro G's, também conhecidas pelo G4 do 7º. Eu e a G. estávamos despachadas das reuniões anteriores, mas a G. e a Guidinha ainda estavam na reunião de 8º ano que teimava em não terminar. A Guidinha queria perceber, passo por passo aquilo que se estava a fazer.
(Um pequeno áparte)
A Guidinha voltou à escola, depois de muitos anos ausente no ensino secundário e, por isso, está completamente desfasada do que é a realidade das nossas escolas actuais. Fala uma linguagem que nós já não reconhecemos, pondo questões, para ela pertinentes mas, para nós, absolutamente cretinas. O grupo, educadamente, afinal isto é uma escola in, de quem sabe ser e estar, tenta explicar-lhe que as coisas já não são assim, que os alunos são diferentes dos alunos que existiam há 20 anos, que os programas e os tempos lectivos são diferentes mas, não consegue. Ela, fingindo ouvir mas ignorando aquilo que lhe dizem, insiste, retorna ao mesmo assunto e formula as mesmas questões, fazendo-nos perder tempo precioso para aquilo que realmente interessa, produzir trabalho!
(Fim do pequeno áparte)
Eu e a G., fartas de esperar, resolvemos começar a reunião, ir adiantando trabalho para depois, quando se juntasse o G4, rapidamente terminar para finalmente podermos ir buscar os nossos filhos e ir para casa estar em família.
Fizemos a Planificação Anual, a Planificação a Médio Prazo de 1º e 2º períodos, a Gestão Curricular (nome pomposo que aqui dão à planificação geral que se entrega aos encarregados de educação) e ainda conseguimos terminar o Teste Diagnóstico e fazer a acta da reunião. O resto do G4 não saía da reunião anterior, o tempo passava e nós começavamos a desesperar. Resolvemos ir lá e ver como paravam os bailes por aquele lado. A reunião aparentemente ainda ia demorar, o trabalho surgia a passo de caracol, parecendo mais uma aula de filosofia onde se discutia o sexo dos anjos. A G. e a A., que estava ao computador, estavam a ficar impacientes. A G. ainda respondia às perguntas, mas a A., quando nós perguntamos se ainda estavam demoradas, ficou toda tensa, começou a teclar feita louca para se conseguir controlar e não responder de forma malcriada. O C. sentado mais atrás, repousava a testa nas mãos, escondendo a cara, mantendo-se quase invisível. A G. disse-lhes então que já só nos faltava imprimir o trabalho, que estava tudo feito e se não podiam ir só 5 minutos ver o que tínhamos feito. A A. disse logo: eu não espero, eu vou-me já embora! O C. enterrou-se mais nas mãos, a G. e a outra G. tentaram dar a volta ao assunto e, eu, que sou a última do grupo, não me preocupo nada com as aparências, não sou, nem quero ser politicamente correcta, ri-me descaradamente, gozando o pratinho. As G's não conseguiram deixar de esboçar um sorriso e virar-se para mim dizendo: e tu pões-te praí a rir.
Lá vieram. Lá conseguimos juntar o G4 e mostrar o que tínhamos feito. Despachá-mo-las a grande velocidade, a G. estava confiante naquilo que tínhamos feito e concordou com as propostas que fizemos. A Guidinha trocava endereço de mail com a G, a que trabalhou comigo, e eu rapidamente, fechei o computador, disse que já estava visto e que, à noite, lhe enviaríamos o trabalho para o mail. Ela aproveitou para trocar mail comigo, pediu-me também o número de telemóvel mas eu fingi que não percebi, arrumámos rapidamente as coisas e fugimos literalmente para não recomeçar um diálogo interminável de surdos.
Impressões: Bom grupo de trabalho com as G's, excelente ambiente entre colegas. A Guidinha não existe!
Tempos de Reuniões: 15,30h - 16,30h
Parcial: 1,00h
E as outras duas reuniões são de mim comigo mesma. Eu sou a única que tem EFA's e Área de Projecto do 12º ano, por isso, reuno comigo mesma, faço as Planificações, a longo e médio prazo, a Gestão Curricular, o teste diagnóstico e a acta das reuniões. Depois envio a mim mesma o trabalho feito e todos os interessados passam a ter o trabalho feito por todos. Entrego a convocatória da reunião, a folha de presenças assinada e a acta à sub-coordenadora do grupo e, pronto, cumpram-se as designações da Milú - Há que pôr os professores a trabalhar!
Resolvi que o melhor era borrifar-me nas orientações do Ministério, e peguei nas folhas de convocatórias, trouxe-as comigo para casa e, aqui, descansadamente, depois de escrever estas larachas, farei o trabalho que tem que ser feito.
Impressões: Excelente grupo de trabalho, excelente ambiente entre colegas, trabalho sempre muito bem comigo mesma.
Tempos Previsto de Reuniões: 22,30h - 24,30h (1,00h para cada reunião)- Depois de realizadas, corrigirei os tempos, se necessário.
Parcial: 2,00h
Somatório: 7,50h
E hoje conseguiu tudo ser surreal.
Fomos almoçar ao Rodízio de Peixe que fica ali ao pé do antigo quartel dos bombeiros e, em lugar de peixe, serviram-me, veja-se.... cefalópodes! Ele há cada coisa....
4 comentários:
Miga , ganda dia de trabalho eu ainda nem consegui reflectir em nada do que vou dar, mas, ao contrário de vossa excelência tenho um nível para preparar geo/bio 11º ano.
gostei.............
kiss5
Pois, que ele há gente já com 23 anos de serviço e que se dá ao luxo de escolher aquilo que vai ter: um nívelzito de ensino, um projectinho ou outro, só porque sim, só porque me apetece e, depois, ainda vem aqui gozar o pratinho....
Deixa que eu até gosto. Tirando as partes moles da Bio 12, o ano até seria uma perfeição completa.
:))
Bêjos
Boa!!! Assim équé!!! Começar o ano escolar em granxde (CREDOOOOO).
Minha querida, elucida-me: é verdade que agora as escolas têm "Director"????
@ Jarreta
Claro que é, foram eleitos mas os vice-directores e os assessores passaram a ser convidados pelo Director, em vez de eleitos por todos nós. A tendência para a democracia nota-se cada vez mais....
:))
Enviar um comentário