sexta-feira, março 03, 2006

O Baile das Lobas de Mireille Calmel

"Dezembro de 1500...
Junto ás muralhas do castelo de Montguerlhe sob a luz glacial, jaz uma jovem de cabelos compridos e sujos.
Está ensanguentada e inconsciente. Como ousou resistir à cobiça do senhor daquelas terras, François de Chazeron, este mandou enforcar o marido assim que a boda terminou, violou-a, espancou-a e marcou-a com um ferro em brasa. Depois mandou-a lançar aos lobos.
Todos a crêem morta, mas os lobos não tocaram em Isabeau. Ela é dos seus. Escondida na floresta, à frente da sua alcateia, uma só palavra lhe ocupa o espirito: Vingança!
Isabeau, soberba e comovente, endurecida pela vida mas de coração generoso, transporta-nos numa história que viaja dos subterrâneos de uma fortaleza de Auvergne à casa de uma criança que virá a ser Nostradamus, da busca da Pedra Filosofal às histórias de lobisomens, da Corte dos Milagres, com os seus renegados do mundo; à de Francisco I, frequentada por Da Vinci... "


Bookring da canita. Acabei a muito custo. Li-o todo até ao fim por causa dos comentários dos leitores anteriores. Gostava de ter gostado mais deste livro, mas também eu não consegui. A história até parece interessante mas está muito mal escrita. Há alturas em que se anda para a frente no tempo, muda-se entre as duas histórias paralelas sem explicar o que se passa e, depois volta-se atrás para contar o que perdemos, ou julgamos que não tínhamos percebido. Sinceramente, houve alturas em que me senti estúpida, porque não conseguia seguir o fio à meada...
O último terço do livro achei que era diferente do resto. Já não existiam esses saltos descabidos mas, agora passava-se tudo a uma velocidade relâmpago. Umas coisas sucediam-se às outras tão depressa que nem dava tempo de as saborear. O final senti que foi metido à martelada, chegou-se ao que era previsto mas, muito de repente e, muita coisa ficou por explicar. Pronto, tambem não gostei.
Ah, e o Leonardo da Vinci entrou na história porquê? Não percebi!

Sem comentários: