quarta-feira, novembro 20, 2013

Às sextas....

.... há doces na sala de profs.
Esta sexta foi a minha vez mas, porque a sexta é simultaneamente o dia em que nos vestimos de azul pela Diabetes, em vez do doce, levei um salgado. Escolhi fazer a minha variante de pão ou rolo de carne e vegetais, utilizando massa folhada num dos rolos.

A primeira vez que fiz esta receita foi nos anos da Xaninha, há já dois anos, adaptada duns rolinhos que o Jamie Oliver sugeria para festas de crianças. Apesar de ele ter os seus quês e não primar pela limpeza enquanto cozinha, tem umas ideias interessantes que facilmente se adaptam à nossa forma de cozinhar. Com o tempo, a receita foi ficando alterada com os ingredientes e temperos trocados por outros que resultam melhor. A forma dos rolos também mudou e agora, quase sempre, em vez de rolinhos pequeninos, faço um rolo grande que se corta em fatias individuais.

Pão de carne picada e vegetais....

E a receita aqui fica para quem quiser experimentar.

1 embalagem de massa folhada
2 embalagens de massa de pizza
3 alhos franceses
1 courgette grande
7 cenouras médias
1 kg de tomates maduros
1 ramo de mangericão
2 mãos cheias de sementes de papoila
1/2 kg de carne picada de vaca
2 copos de pão ralado
1 copo de vinho branco
1 ovo
1 fio de azeite
sal q.b.
piripiri q.b.
alho em pó q.b.

Começa por se cortar os alhos franceses em quadradinhos de meio centímetro e refogam-se com o azeite e umas pedrinhas de sal. Assim que estiverem macios, juntam-se as cenouras e a courgette raladas e envolve-se bem. Deixa-se em lume brando por uns minutos, acrescentando de seguida os tomates reduzidos a polpa. Tempera-se com sal, piripiri, alho em pó, folhas de mangericão e adiciona-se o copo de vinho. Depois de ferver, deixa-se em lume brando por cerca de 15 minutos. Acrescenta-se a carne picada, envolvendo bem e deixa-se cozinhar por mais quinze minutos.

Deixa-se arrefecer e acrescenta-se o pão ralado para absorver o molho. Estica-se a massa folhada e pica-se com um garfo. Coloca-se o recheio no centro e envolve-se com a massa, tendo o cuidado de colar bem para não abrir durante a cozedura. Pincela-se com o ovo batido e polvilha-se com as sementes de papoila. Faz-se o mesmo para os outros rolos.

Vai ao forno por 30 minutos a 180ºC. No meu forno, que está velho e a temperatura não é igual em todos os lados, tenho que cozinhar mais cinco minutos com a base voltada para cima para que não fiquem moles por baixo. Deixa-se arrefecer um bocadinho antes de cortar para que o recheio fique ligeiramente mais firme e não se cole à faca. São bons quentes ou frios e, por aqui, é um dos pedidos dos queijinhos para ir nas lancheiras em dias de visitas de estudo.

1 comentário:

S!lvi@ disse...

e ficam muuuiiitttooo bons