terça-feira, setembro 17, 2013

Ainda estou a processar....

tumblr_lyhw6tXXkR1qahug3o1_500

.... a reacção do aluno do 10º ano ao preencher a ficha de dados, igual ou muito semelhante à que sempre se fez em todo o lado.

Aluno: - Morada? Mas eu não sei a minha morada!!!.... Nome da mãe? Professora, posso só pôr o apelido? Eu não sei o nome da minha mãe!

Eu: - Mas tu não vives com a tua mãe?

Aluno: - Vivo, mas chamo-lhe sempre mãe.

Quinze anos, esta criaturinha tem quinze anos e não sabe nem o nome da mãe, nem onde mora, será possível? Não, também não tem necessidades educativas especiais. Ao que isto chegou. Estamos a torná-los uns acéfalos, dependentes da geração anterior até para preencher uma porcaria de um questionário. Que dor de alma.

Ponham esta gente a ler desde pequenino, obriguem-nos a pensar, a memorizar coisas, façam jogos caramba, que a jogar aprende-se. Trabalhem os cérebros destas criaturinhas desde que nascem que isto está a tornar-se deveras preocupante.

2 comentários:

AnaGF disse...

Loca, não deves estar a ver bem a coisa. Provavelmente estás perante um génio, como o matemático Paul Erdös, que resolvia os teoremas mais complicados mas não era capaz das tarefas mais mundanas, como servir-se de um copo de sumo de laranja sem deixar a cozinha como se por ela tivesse passado um furacão. A propósito de nerds, conheces a série "A Teoria do Big Bang"? O teu aluno pode ser um Sheldon...

Loca disse...

Não vi ainda a série do Big Bang, mas parece que tenho que ver.
Gostava que fosse um nerd mas, infelizmente, parece-me que é apenas um miúdo que não foi obrigado a pensar, infelizmente.