terça-feira, dezembro 13, 2011

Esta proposta de reforma não me parece mal de todo....

....


Uma reforma curricular tem que ser pensada em termos de currículos dos alunos e nas mais valias que lhes vai trazer e nunca nos níveis de desemprego da classe docente, contrariamente à opinião expressa pelos supostos representantes dos professores.

Substituir as áreas curriculares não disciplinares de estudo acompanhado (sempre a mesma coisa desde o 1º ciclo até à entrada no secundário), área de projecto e de formação cívica (atribuida preferencialmente ao director de turma para tratar de assuntos relativos à direcção de turma ou, para tratar de outros assuntos que mais não são do que uma educação moral e religião católica, assim para o laico) por tempos reais em áreas disciplinares como física e química, geografia, ciências naturais e história, parece-me bem.

Retirar a disciplina de informática do 3º ciclo, assim como a segunda disciplina de opção do 12º ano, já não entra, no entanto, neste aparente estado de graça que o sr. ministro deveria querer alcançar. Deixa no ar o fantasma da economia e poupança que tem estado por trás de todas as medidas tomadas no actual sistema educativo, apesar do sr. ministro afirmar que nunca teve esse pensamento presente quando as pariu.

Sem comentários: