segunda-feira, setembro 27, 2010

Mais do mesmo....

Saber rentabilizar o tempo e aproveitar os recursos informáticos de que agora toda a gente já dispõe, parece não ser coisa simples e natural na organização do ano escolar.
Senão vejamos:
Na semana passada iniciámos as primeiras reuniões de conselhos de turma que, segundo a minha perspectiva, deveriam ter ocorrido nos dois primeiros dias de apresentações, caso estes tivessem sido para isso planeados. Ao invés das sugestões que todos os anos aparecem, iniciámos logo a abrir, com aulas e testes diagnóstico e mil e uma outras actividades, para agora, na segunda e terceira semana de aulas, estarmos quase todos a fazer três turnos na escola. As consequências são notórias, temos pouco tempo para a a família, falta de paciência para os alunos e começamos a desejar que os nossos colegas desapareçam com as suas histórias de cárácacá que só nos fazem demorar mais. O mais ridículo é que quando estas reuniões acabarem vão começar os conselhos de turma intercalares.... helloooooo, e que tal começarmos a passar as informações importantes via mail? Não era pedir muito, pois não?....

Terça-feira, 14.9.2010
Reunião de Departamento - Nº de profs - aprox. 60
Objectivos- Plano de Acção do Departamento e Avaliação do PEE anterior.
Tempos: 17,00h - 18,30h --> 1,30h


Somatório das horas da treta: 15,45h
#7 - 1,30h

As horas serviram para alguma coisa?: Serviram para pôr os pontos nos iii sobre formas de actuação e actividades a realizar neste ano lectivo.

Quarta-feira, 22.9.2010
Reunião do Projecto Bocage + Verde - Nº de profs - 3
Objectivos- Plano de intenções e plano de actividades para o ano lectivo.
Tempos: 12,00h - 13,30h --> 1,30h


Somatório das horas da treta: 17,15h
#8 - 1,30h

As horas serviram para alguma coisa?: Serviram para começarmos todas na mesma onda.

Quinta-feira, 23.9.2010
Reunião de Conselho de Turma - Nº de profs - 11
Objectivos- Informações relevantes; PCT; PAA.
Tempos: 15,15h - 17,30h --> 2,15h


Somatório das horas da treta: 19,30h
#9 - 2,15h

As horas serviram para alguma coisa?: Serviram para informar que o Regulamento Interno vai ser refeito por causa das alterações do estatuto do aluno devidas à Lei 39/2010. Com certeza quando for alterado teremos direito a uma nova reunião para tomar conhecimento dele! Serviram ainda para despistar casos individuais. O PCT ficou adiado para as intercalares, não se pode fazer nada sem conhecer a turma e para o PAA apenas ficaram aquelas actividades que todos os anos se realizam.

Quinta-feira, 23.9.2010
Acção de Formação QIM 15- Nº de profs - 20
Objectivos- Rentabilizar os QIM....
Tempos: 19,00h - 22,00h --> 3,00h
.... mais a viagem de ida e volta para Palmela.

Somatório das horas da treta: 22,30h
#10 - 3,00h

As horas serviram para alguma coisa?: Apesar de eu considerar que os campos em que preciso de formação deveriam ser por mim decididos e achar que a obrigatoriedade de todos os professores realizarem X horas de formação em TIC não ser mais do que uma grande mama para alguns, tenho que dar a mão à palmatória e reconhecer que o formador é excelente e estou, de facto, a aprender alguma coisa.

Sexta-feira, 24.9.2010
Reunião de Conselho de Turma - Nº de profs - 11
Objectivos- Informações relevantes; PCT; PAA.
Tempos: 18,30h - 20,00h --> 1,30h


Somatório das horas da treta: 24,00h
#11 - 1,30h

As horas serviram para alguma coisa?: Serviram para informar que o Regulamento Interno vai ser refeito por causa das alterações do estatuto do aluno devidas à Lei 39/2010. Com certeza quando for alterado teremos direito a uma nova reunião para tomar conhecimento dele! Serviram ainda para despistar casos individuais. O PCT ficou adiado para as intercalares, não se pode fazer nada sem conhecer a turma e para o PAA apenas ficaram aquelas actividades que todos os anos se realizam. Parece-me que já li isto algures....

E assim se gasta um dia inteiro em horas da treta, consegui chegar às minhas primeiras vinte e quatro horas consecutivas de encher chouriço!
O que me vale é que ainda posso fugir nos intervalinhos para aqui....



.... para depois degustar estas maravilhas!

Sopa de alho francês e cebolinho....

:))

3 comentários:

Leonor disse...

Essa tua escola é do piorio. Por cá conseguimos agilizar as coisas, pronto, temos uma escola azul cueca com móveis azul cueca (espreita o meu blogue) mas há a preocupação de não massacrar com reuniões desnecessárias. Temos um e-mail institucional que tem sido uma ajuda preciosa para resolvermos alguns assuntos pontuais sem termos de nos reunir por causa de ridicularias.

Loca disse...

Ando sempre a reclamar por causa das reuniões, sobretudo porque, sendo uma das últimas do grupo, papo com quatro ou cinco níveis diferentes, cada um com uma reunião associada, fora os famosos conselhos de turma, que, no meu caso, são mais seis! Farto-me de falar das maravilhas das reuniões por mail mas, aparentemente, essa é uma ferramenta que ainda não faz parte do vocabulário da maioria....
Até me apetece dizer palavrões!....
Hoje, por exemplo, reunião até às 13,25h, aulas das 13,30h às 17,00h, buscar miúdos e despejá-los algures e formação OBRIGATÓRIA de QIM's até agora, cheguei a casa às 22,35h....
Amanhã aulas às 8,25h e não sei onde vou arranjar tempo para as rever ou preparar algum material que me falte....
Ando de rastos e estou farta!!!

Anónimo disse...

e comia esta sopinha :)
bjs