sábado, dezembro 23, 2006

"Crónicas de um Mafioso: Experiências com Mentos & Coca-Cola"

Para faxerufavôri aqui fica a cópia do primeiro volume das "Crónicas de um Mafioso" (edição especial de coleccionador - isto daqui a pouco deve valer tanto como uma cópia do "Amazing Spider-Man #1")

------------------------------ X ------------------------------


"Não há nenhum estudo científico que comprove que a Coca-Cola prolonga a esperança de vida mas todos sabemos..." que existem estudos científicos comprovam que o cancro de estômago a reduz.


Entre várias experiências que decidimos realizar na Semana das Ciências, escolhemos demonstrar a reacção química que ocorre quando juntamos a uma garrafa de 1,5 L de Coca-Cola 6 a 10 pastilhas Mentos.


Decidimos fazer o ensaio na última 2ª-feira, com a presença cá do Don, do TiagoF, do Diogo, o Desensofador, do Luís, da AnaT, da nossa cara D.T., a stôra Inês e do nosso amigo Stôr José Luís.


Começámos por experimentar com quantidades pequenas de Coca-Cola e Mentos, sem grandes resultados. Decidimos por fim experimentarmos com uma garrafa (quase) inteira de Coca-Cola Light e 6 pastilhas de Mentos, onde presenciámos a 1ª "erupção", que não apresentava grande altura dado à Coca-Cola já ter perdido parte do gás.


Repetimos a experiência (desta vez com Coca-Cola normal, dado a falhas no stock) que também não apresentou grande altura, dado a garrafa já não ter o gás inicial nem a quantidade (para além de não ser Light), apesar de termos utilizarmos 10 pastilhas Mentos.



Reparem agora em pormenor:



Um efeito que não deixa de ser fascinante e do qual podemos retirar algumas conclusões, entre elas a reactividade da Coca-Cola (imaginem agora beberem 1,5L de Coca-Cola e engolirem 10 pastilhas de Mentos...).


Após a experiência, restou cerca de 1/4 da Coca-Cola inicial na garrafa (ou seja, cerca de 75% desta reagiu), que se tornou completamente inofensiva e adocicada (mais do que o habitual). Quanto aos Mentos, continuaram intactos, exceptuando a goma envolvente que foi completamente dissolvida.


Fomos ainda cobaias de uma experiência sobre a refracção da luz na água. Foi-nos posto uma tina com um objecto metálico à frente e foi-nos afastada até deixarmos de ver o objecto no seu interior. Foi enchida com água e vimos o objecto "reaparecer". Uma experiência simples, mas interessante do ponto de vista da Física.




------------------------------ X ------------------------------


Como dizia à minha cara amiga Vera, há quem diga que faz bem à saúde. Reparem no pai Natal, que segundo consta nasceu no ano de 350 d. C., trazido à luz por Thomas Nast e criado pela Coca-Cola. Ora se o homem tem quase 1657 anos e anda a beber aquela porcaria desde sempre (mesmo antes de ser inventada), é porque tem efeitos benéficos.
Ainda por outro lado, o homem tem uma barriga de cerveja colossal, a que podemos atribuir a culpa à Coca-Cola.
... Uma última conclusão: Mentos - o inimigo nº 1 de São Nicolau...

Sem comentários: