quarta-feira, maio 20, 2009

#8 - Estou quase a obter o meu diploma ou Crónicas de um autor desconhecido....

UFCD5 - Redes de Informação e de Comunicação
RA3 - Discute o impacto dos media na construção da opinião pública


Com certeza já ouviste a mesma notícia transmitida por vários meios de comunicação social.
Relativamente aos acontecimentos do 1º de Maio com o candidato às eleições europeias, Vital Moreira, discute:
- Terá sido a notícia comunicada de igual forma nos diferentes mass media?
- Quais as diferenças existentes?
- Dá uma explicação possível para essa discrepância de comunicação, considerando se a actual situação social e política terá influências na forma como se divulgam as notícias.




Vital Moreira agredido e insultado em manifestação da CGTP

Jerónimo de Sousa acusa PS de «esfregar as mãos de contente» com agressões a Vital Moreira

Vitalino responsabiliza PCP e CGTP por agressões a Vital Moreira

Sócrates insta PCP a pedir desculpa ao PS por agressões a Vital Moreira

Vital Moreira agredido por manifestantes da CGTP
O candidato socialista às eleições europeias, Vital Moreira, foi na tarde desta sexta-feira agredido e insultado por manifestantes da CGTP, em Lisboa, onde decorre a manifestação da Intersindical.
Vital Moreira, convidado para estar presente na manifestação, aproximava-se do secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, para o cumprimentar, quando começou a ser rodeado por dezenas de pessoas que o empurravam e insultavam.

O candidato, que ia acompanhado por outros deputados, nomeadamente Ana Gomes, viu-se obrigado a fugir do local, tendo ainda sido perseguido durante várias centenas de metros por alguns manifestantes.

Vital Moreira acabou por se refugiar numa praça mais calma, para onde um elemento Intersindical se dirigiu e pediu desculpas pelo sucedido.

Aos jornalistas, o candidato a eurodeputado disse ter aceitado o pedido de desculpas e que esta situação se devia ao seu passado político.

Diário Digital / Lusa


Vital Moreira insultado e agredido na manifestação do 1º de Maio
O cabeça-de-lista do PS às eleições europeias foi insultado e agredido por alegados apoiantes da CGTP na manifestação do 1º da Maio, esta sexta-feira à tarde.

As agressões ocorreram quando um número indeterminado de manifestantes rodeou a delegação do Partido Socialista, que pretendia, como faz habitualmente todos os anos, apresentar cumprimentos à direcção da central sindical.

A delegação incluía, além de Vital Moreira, os dirigentes socialistas Vítor Ramalho e Ana Gomes.

O candidato do PS foi empurrado, cuspido, insultado e, em várias ocasiões, agredido com murros na cabeça e nas costas.

Aos gritos de "traidor" e "mentiroso", por vezes invectivando-o com vários "vai-te embora", Vital Moreira foi obrigado a abandonar rapidamente o local.

Imediatamente a seguir aos incidentes, Carlos Trindade, dirigente da CGTP, em declarações aos jornalistas lamentou o sucedido e apresentou desculpas formais a Vital Moreira e aos restantes elementos da delegação socialista.

Já Vital Moreira classificou o incidente devido a algum "sindicalismo radical e extremista", acusando os agressores de falta de sentido democrático.

Jornal de Notícias

Crónica do autor desconhecido:

"Um grande bem e um grande mal provêm do uso que as pessoas fazem dos meios de comunicação social. Não obstante geralmente se diga e com frequência diremos aqui que os «massa media» fazem isto ou aquilo, não se trata de forças cegas da natureza, fora do controle humano. Pois embora os actos de comunicação com frequência tenham consequências involuntárias, contudo são as pessoas que escolhem usar a massa media para finalidades positivas ou negativas, de modo recto ou incorrecto. Estas opções, para a questão ética, são feitas não só por aqueles que recebem as comunicações espectadores, ouvintes e leitores mas especialmente por aqueles que controlam os instrumentos de comunicação social e determinam as suas estruturas, linhas de conduta e conteúdo, a comunicação social faz muitas das vezes, fazer beneficiar neste casos os partidos políticos, como se disse puxar a brasa a sardinha, o partido PCP diz que ele estava na manifestação para os provocar. O PS disse que ele estava lá sim mas para ser solidário para com os trabalhadores quem fala verdade não se sabe."

Pois, nem sei com que frequência direi, que digo, que não sei que diga quando leio o que dizem os ilustres autores de tão maravilhosas prosas.

1 comentário:

AnaIsa disse...

Ih Gabriela, não se percebe um caralho!!!

Pedra