quarta-feira, outubro 15, 2008

Venho requerer que não marquem faltas aos meus filhos, numa actividade extra-curricular, opcional e que eu não pedi para eles terem! Será possível?!.

Eu venho requerer que não marquem faltas aos meus filhos, numa actividade extra-curricular, opcional e que eu não pedi para eles terem! Será possível que tenha que ser assim?!.... (by Loca....)


A questão que se pôs foi de difícil resolução. As famosas actividades extra-curriculares, apregoadas pelo nosso primeiro ministro, como sendo já uma realidade em todo o país, não o são, de facto. Aos meus filhos e a muitos outros de outras escolas e outras cidades, apenas começou a haver a opção de frequentar estas actividades no 4º ano, último ano do 1º ciclo (1/4 do que o Sócrates apregoou!)
Mas, a opção de frequentar estas actividades não é, de modo nenhum, simples. À Câmara Municipal, exige-se, por lei, que contrate os professores necessários e arranje os espaços físicos, quando não os há, para que as turmas do 1º ciclo tenham acesso gratuito a estas disciplinas. De igual modo se lhes pede que se responsabilizem pelo transporte (ida e volta) dos meninos, quando há impossibilidade de leccionar estas actividades na escola que frequentam.
Aqui, e penso que este não será caso único, as actividades ocupam quatro dias da semana, começando às 11,00h e terminando às 12,30h, num local para onde estas crianças ainda não podem ir sózinhas. O transporte não existe, pelo que, apenas pais com horários horríveis como o meu têm possibilidade de levar e trazer as crianças. Da turma dos meus filhos, dos 24 meninos, apenas sete (1/3 do total) podem frequentar esta actividade, porque o que a lei diz não é cumprido e o transporte dos meninos não é garantido.
Mais, e aqui é que eu acho que é ridículo. Há três disciplinas, leccionadas por três diferentes professores mas, quando se pedem as actividades extra-curriculares, tem que se aderir ao pacote todo. Seria uma complicação a Câmara passar três cheques com valores diferentes a três pessoas distintas, sei lá a quantidade de impressos e requerimentos que isso implicaria.
Assim, eu que apenas pedi duas das actividades, tenho que andar para trás e para a frente, com requerimentos e pedidos e justificações de faltas de uma coisa que não pedi, que é opcional e que me estão a impingir como obrigatória.
Haja paciência!

2 comentários:

Cenoura disse...

É estúpido de todo e eu percebo-te perfeitamente porque passei pelo mesmo.
Aqui as actividades são só dois dias e também terias de inscrever os miúdos nas 3. Digo terias porque o meu M. frequentou no ano passado e este ano não quer porque, presisamente, não quer as três. A M. já no ano passado desistiu a meio porque eu achei que aquilo não tinha condições nenhumas. Os miúdos (do 1º ano, com 6 anos) eram deslocados a pé para uma sala da Junta de Freguesia para terem a música e o inglês (coisa que corria muito bem quando chovia!) e as actividades físicas eram praticadas numa sala dentro da escola... Claro que me andaram a chatear por causa das faltas e eu estive muito preocupada com isso todo o ano e sempre à espera que a GNR a viesse buscar a casa, como calculas! (lol)
O problema que se põe relativo ao termos de aceitar pacote todo é que como eles têm de deslocar os miúdos para outro local (no caso do meu M. era uma colectividade desportiva local já que as escolas por aqui também estão cheias, a funcionar com horário duplo e sem salas disponíveis) não sabem o que hão-de fazer àqueles que não querem frequentar as 3 modalidades (inglês, música e actividades desportivas) enquanto os outros as estão a ter. Teriam, muito provavelmente, de deixar um auxiliar de acção educativa no local para tomar conta dos meninos que não teriam a 1ª aula, a 2ª ou a 3ª e não estão para pagar mais um ordenado. É-lhes muito mais prático 'despejar' todos ao mesmo tempo no inglês, depois mudá-los todos para Ed. Física e depois para Música onde um professor, à vez, os terá a todos debaixo de olho.
Quanto às faltas o problema deve ser o mesmo... a câmara não deve querer pagar um ordenado a um professor que tenha 20 alunos numa semana e 5 noutra.
Enfim, contigências de pensa mesmo muito pequenino...
;)

Loca disse...

Eles não deslocam os miúdos, eu é que os desloco, da minha casa para a escola do inglês e da música, daí para a minha casa para almoçarem e daí para a escola onde iniciam as aulas às 13,30h, não há cá nada de duplo horário, de manhã os miúdos estão comigo ou, como opção, pago a um qualquer ATL para os ter no período da manhã, que é o que a maioria das famílias tem que fazer.

E a Câmara pode perfeitamente pagar um ordenado diferente ao professor de Educação Física,...