sexta-feira, outubro 13, 2006

Escola nova, horta nova!

Temos que nos render às evidências, aceitar aquilo que não podemos alterar e torná-lo o mais agradável possível, por isso, nesta escola nova propus ao Conselho Executivo um projecto para trocar pelas horas de sala de estudo que tinha no horário. Não me tiraram a sala de estudo mas, melhor ainda, trocaram-me as horas de aulas de substituição pelo projecto. Vou ter um espaço para desenvolver uma horta biológica com a turma de Biologia Humana.

Espaço Horta Biológica (by Loca....)

Espaço Horta Biológica (by Loca....)


Atribuiram-me duas horas por semana para trabalhar nesse projecto com os alunos. Para já está a resultar bem, o responsável pelos espaços exteriores da escola, bem como o jardineiro (sim, esta escola tem um jardineiro fabuloso, muito aplicado que mantém os espaços lindíssimos e bem tratados, o sr. Mário) foram muito receptivos ao projecto e ajudarão com materiais e manutenção. Os alunos, para já, mostram-se contentes por terem parte das aulas no exterior. Esta é uma turma do Curso Tecnológico de Desporto e, normalmente, não são nada receptivos às disciplinas mais teóricas. Por enquanto ainda só foram à horta duas vezes: uma para conhecerem o nosso espaço e outra, para arrancar ervas daninhas.

Temos um problema, no entanto, a terra aqui é boa para os pinheiros, portanto, pobre para outras árvores e legumes. Vou precisar de adubos (tudo orgânico) e terra boa para preparar o espaço para a primavera, ninguém tem conhecimentos por aí de alguém que nos queira dar bosta e terra boa?

7 comentários:

.. disse...

Boa sorte, eu adoraria ter uma horta na minha escola. Para fertilizante e terra, não faço ideia. Se houver aviários ou suiniculturas ao pé eles talvez possam dar fertilizante. para terra, acho que a valorsul http://www.valorsul.pt/
quer fazer valorização de residuos organicos ( não domésticos, restaurantes, cantinas etc) e penso que eles fazem compostagem. Não sei se darão alguma coisa, mas experimenta perguntar.

NCD disse...

Bosta aqui é o que não falta. É só virem buscar! :)

Loca disse...

Ir aí buscar fica caro e longe, pena...
:))

Leonor disse...

Boa! Eu propus criar um blogue com os alunos e também foi bem aceite. É difícil mas às vezes temos de arregaçar as mangas e dar a volta. Beijocas e muito sucessoa« na horta. Se estivesse na mesma escola que tu também queria participar e fazíamos uma horta interdisciplinar ;-)

AnaGF disse...

também tenho muita bosta, mas tal como o ncd, estou longe. Porque é que não fazem compostagem? Dá um óptimo fertlizante, e é mais uma fonte de actividade, para além de contribuír um pouco para a redução dos lixos que vão para as lixeiras. Aviários e suiniculturas é que não aconselho nada, pois são uma fonte de antibióticos e sabe-se lá mais o quê - lá se ia a parte biológica da horta... Se quiseres, tenho informação sobre como fazer compostagem, posso fotocopiar e mandar. A caixa para compostagem é fácil de fazer com madeira, mas "aí para baixo" há câmaras que as oferecem aos munícipes (umas de plástico), se calhar não é difícil arranjar uma aí para a escola.

Loca disse...

Papalagui
já começaste o blog? Eu abri um o ano passado para os alunos e agora alguns deles também lá participam. Não deve estar a funcionar nos mesmos moldes que o teu, o meu serve para colocar informação para eles irem buscar e falar de todos os assuntos que me apeteça, desde que relacionados com escola. Foi bem aceite por eles. http://queijadasnaescola.blogspot.com

Pequete
Ando a fazer contactos com as câmaras daqui e com a Koch para nos fornecerem um compostor, faz parte do projecto fazer compostagem, pelo menos, com as sobras da cantina. Mas, para já, precisava mesmo era de bosta porque o terreno é uma bosta! Também ando a pedir às câmaras se nos fornecem alguma. A ver vamos o que me dizem.

Leonor disse...

Ó pá, o que não deve faltar é bosta nas Câmaras... ;-)
Beijos
O blogue é mais de divulgação e informação, nada de muito importante mas já é um arranque.
http://mesemquando.blogspot.com