terça-feira, novembro 08, 2005

Já começou a Ilustrarte

"Inaugura no dia 5 de Novembro, pelas 17.00 horas, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), a exposição da 2ª edição da ILUSTRARTE – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, do Barreiro. Simultaneamente tem lugar a cerimónia de entrega de prémios.
No âmbito da exposição podem ser vistas 150 ilustrações originais, que guiam o visitante pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.
O processo de selecção, recorde-se, decorreu no final do mês de Julho, tendo os elementos do júri (José de Guimarães, Květa Pacovská, Carll Cneut, Frédérique Bertrand e Vicente Ferrer), decidido atribuir o Prémio ILUSTRARTE 2005 ao ilustrador português João Vaz de Carvalho e duas menções especiais aos trabalhos da ilustradora belga Isabelle Vandenabeele e do português André Letria.
Ao todo foram seleccionados 50 ilustradores de 15 países, cujos trabalhos (três por ilustrador) integram a exposição, patente no AMAC até 31 de Dezembro de 2005. A lista dos ilustradores seleccionados inclui, ainda, os portugueses Gémeo Luís e José Manuel Saraiva.
Importa salientar que o grande número de participantes, a diversidade de linguagens estéticas e a elevada qualidade dos trabalhos a concurso tornaram extremamente difícil o processo de selecção. Graças à adesão massiva de ilustradores de todo o mundo (920 candidaturas de 50 países), a ILUSTRARTE atingiu, uma vez mais, os seus objectivos: criar um espaço de encontro e de discussão da melhor ilustração para a infância internacional e contribuir para a promoção da ilustração infantil como forma de arte.
ILUSTRARTE – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância pode, ainda, ser visitada em http://www.ilustrarte.web.pt/ .
Comissários: Ju Godinho e Eduardo Filipe
ILUSTRARTE 2005
João Vaz de Carvalho – Portugal - 1º Prémio
Isabelle Vandenabeele – Bélgica – Menção Especial
André Letria – Portugal – Menção Especial
Auditório Municipal Augusto Cabrita
Parque da Cidade - Barreiro
Horário: Terça-feira a Domingo,
das 15.00 às 20.00 horas. A entrada livre."
inSite da Câmara Municipal do Barreiro

2 comentários:

pensamentos disse...

Ola sou a BC sibara,desculpa ser abusadora e estar a utilizar este espaço para comunicar contigo (nao mandei PM porque o assunto esta relacionado com os blogues)
Nao sei se sera do teu interesse, mas achei que seria giro se os bloguistas informassem os seus visitantes quando há novidades no seu blog, isto facilitaria a tarefa dos visitantes.
Não me alongo mais, deixo aqui esta dica, se te interessar, poderemos falar mais sobre o assunto! Abraços e boas leituras

Loca disse...

e como faria isso?