terça-feira, novembro 08, 2005

Já começou a Ilustrarte

"Inaugura no dia 5 de Novembro, pelas 17.00 horas, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), a exposição da 2ª edição da ILUSTRARTE – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, do Barreiro. Simultaneamente tem lugar a cerimónia de entrega de prémios.
No âmbito da exposição podem ser vistas 150 ilustrações originais, que guiam o visitante pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.
O processo de selecção, recorde-se, decorreu no final do mês de Julho, tendo os elementos do júri (José de Guimarães, Květa Pacovská, Carll Cneut, Frédérique Bertrand e Vicente Ferrer), decidido atribuir o Prémio ILUSTRARTE 2005 ao ilustrador português João Vaz de Carvalho e duas menções especiais aos trabalhos da ilustradora belga Isabelle Vandenabeele e do português André Letria.
Ao todo foram seleccionados 50 ilustradores de 15 países, cujos trabalhos (três por ilustrador) integram a exposição, patente no AMAC até 31 de Dezembro de 2005. A lista dos ilustradores seleccionados inclui, ainda, os portugueses Gémeo Luís e José Manuel Saraiva.
Importa salientar que o grande número de participantes, a diversidade de linguagens estéticas e a elevada qualidade dos trabalhos a concurso tornaram extremamente difícil o processo de selecção. Graças à adesão massiva de ilustradores de todo o mundo (920 candidaturas de 50 países), a ILUSTRARTE atingiu, uma vez mais, os seus objectivos: criar um espaço de encontro e de discussão da melhor ilustração para a infância internacional e contribuir para a promoção da ilustração infantil como forma de arte.
ILUSTRARTE – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância pode, ainda, ser visitada em http://www.ilustrarte.web.pt/ .
Comissários: Ju Godinho e Eduardo Filipe
ILUSTRARTE 2005
João Vaz de Carvalho – Portugal - 1º Prémio
Isabelle Vandenabeele – Bélgica – Menção Especial
André Letria – Portugal – Menção Especial
Auditório Municipal Augusto Cabrita
Parque da Cidade - Barreiro
Horário: Terça-feira a Domingo,
das 15.00 às 20.00 horas. A entrada livre."
inSite da Câmara Municipal do Barreiro

1 comentário:

Loca disse...

e como faria isso?